segunda-feira, 10 de junho de 2013

Experiência vivida em meu estágio no 5º período.

Neste período presenciei um episódio muito complicado em meu campo de estágio, que diz respeito a uma criança aluna do 1º ano do ensino fundamental. Segundo informações do pessoal da escola, esse menino entrou para estudar em uma turma com certa professora, mas segundo a criança ela não foi com a cara da professora e começou a ficar agressivo, violento com a professora, não fazia suas tarefas, e por final quis até agredir a professora. Os pais foram comunicados e chamados à escola várias vezes, e disseram que a criança era daquele jeito mesmo e que nem eles davam conta dele. Acabou que o transferiram para outra turma de 1º ano, com outra professora. Essa por sua vez o recebeu com muito carinho e atenção, já sabendo do problema de comportamento da criança. Mas mesmo assim a criança não teve jeito continuou a ficar rebelde, a criar uma série de problemas na sala de aula, estava atrapalhando muito os outros colegas e a professora. Ele não gostava da escola, era uma criança sem controle. Acabou sendo transferido para outra escola da cidade, e segundo notícias que tive sobre ele , me disseram que ele está bem e se comporta bem, participa das aulas e não houveram mais problemas com ele na outra escola e com a outra professora.

sábado, 8 de junho de 2013

RESENHA, A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.



Dallabona, Sandra Regina; Schmtt Mendes, Sueli Maria. O Lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar/ Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.com.br.
Este artigo aborda o tema “O Lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar”. Relata a importância da inserção do lúdico nas atividades educativas e a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos da criança, ou seja, no desenvolvimento global da criança.
Sandra Regina Dallabona e Sueli Maria Schmtt Mendes começaram o artigo resumindo o tema, e em seguida fizeram a introdução e dividiram o texto em três tópicos: A Linguagem Referente ao Lúdico; Brincar: Uma Questão de Hábito ou uma necessidade? ; A criança, a Educação e o Lúdico. Destacaram também: O Papel da Ludicidade no Desenvolvimento Infantil; Educação e Ludicidade; e o Lúdico como um Processo Educativo e finalizou com as considerações finais. As autoras abordaram a questão do lúdico tendo em vista que o ser humano, durante a sua vida, sempre se depara com situações novas de aprendizagem. Estas situações de trocas de aprendizagem e de interações referem-se à educação. Elas abordaram também, o lúdico como umas das formas mais eficazes de incentivar o aluno na realização das atividades. Por isso apresentam o lúdico na educação infantil com a finalidade de levar o educador a compreender o significado e a importância do mesmo, incluindo o brincar em seus projetos educativos, visando o desenvolvimento global e a aprendizagem da criança de maneira prazerosa.
         Sandra Regina Dallabona e Sueli Maria Schmtt Mendes iniciam o tema refletindo sobre a linguagem referente ao lúdico. Segundo elas alguns autores ligam o lúdico ao jogo, uma vez que o jogo é uma atividade composta de regras, de tempo e espaço, com determinado objetivo, seguido de expectativas e alegrias. As referidas autoras apresentam as definições dos termos jogo, brinquedo e brincadeira, segundo o dicionário Larousse (1982), sendo que a atividade lúdica envolve de maneira mais generalizada, as definições dos termos citados. De acordo com elas, desde o inicio da humanidade as crianças brincam e certamente continuarão brincando, porque elas sentem prazer e alegria no brincar. Elas também descrevem o enfoque teórico dado ao brincar por Santos (1999), do ponto de vista filosófico, do ponto de vista sociológico, do ponto de vista psicológico, do ponto de vista da criatividade e do ponto de vista pedagógico. Levando à conclusão de que o “brincar é viver”. É Brincando que o sujeito se desenvolve em todos os aspectos, seja cognitivo, afetivo, motor, social, além de exercitar sua imaginação, sua criatividade e construir seus conhecimentos, pois a criança é um ser social e único em suas individualidades e diferenças. O brincar auxilia na resolução dos problemas da criança, já que o brincar é natural dela e o jogo é uma ferramenta que possibilita o seu desenvolvimento físico e mental. Para tanto é necessário tempo e espaço para que o brincar aconteça. Atualmente com o capitalismo, o ato de brincar está sendo banido cada vez mais e outras atividades estão tomando espaço, diminuindo o tempo para as brincadeiras e para o faz de conta. Com isso os pais acabam esquecendo-se da importância do brincar. É através das atividades lúdicas que a criança desenvolve o seu pensamento, reproduz situações vivenciadas por ela no seu dia a dia e constitui contatos sociais. O lúdico torna a aprendizagem prazerosa e facilita o aprender. Para as autoras deste artigo houve uma mudança em relação ao professor e ao aluno, o professor hoje auxilia o aluno e o aluno tornou-se um pesquisador. Por tanto é fundamental resgatar as atividades lúdicas, enfrentando os desafios da atualidade, para que aconteça a formação de cidadões conscientes e críticos, preparados para a vida em todas as situações.
Este artigo é muito interessante, é recomendado para acadêmicos do curso de pedagogia, para educadores da educação infantil e também para aqueles que desejam conhecer melhor o lúdico, bem como a sua importância no desenvolvimento global da criança, pois o lúdico facilita a aprendizagem de forma prazerosa e dinâmica.
Sandra Regina Dallabona acadêmica do Curso de Especialização em Psicopedagogia do instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG e Sueli Maria Schmtt Mendes Professora de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil do instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG.
Tarcísia Botelho de Souza “Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Faculdade de Educação-Universidade Aberta de Brasil – Pólo de Teófilo Otoni”.